SEQUÊNCIA DIDÁTICA- ÁGUA
Escola Estadual de Ensino Fundamental Disneylândia.
Professora: Patrícia
Duração: 4 dias Série: 1º ano/ Alfabetização
Disciplina: Ciências / Artes / Linguagem oral e escrita / Música e Movimento
Capacidades/ Habilidades/ Competências
- Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
- Saber sobre a necessidade de se economizar água
- Compreender o ciclo da água;
- Conhecer os estados da água;
- Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
- Perceber a diferença entre água limpa e água poluída;
Conteúdos a serem trabalhados:
· Linguagem oral e escrita
- História Tchibum no Mundo
- Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o assunto;
- Atividades com o alfabeto móvel;
· Artes
- Recorte e colagem;
- Pintura da gotinha;
- Confecção de fantoche de vareta ( gotinha );
- Desenho livre;
- Dobradura de peixinhos;
· Ciências
- Vídeo do ciclo da água
- Observação do ciclo da água e pintura de desenho;
- Desperdício de água;
- Estados da água: líquido, sólido e gasoso: experiência;
- Água limpa e água poluída;
· Música e movimento
- Música Água ( Cristina Mel )
Procedimentos didáticos:
1º DIA
- Leitura feita pela professora do livro Tchibum no mundo;
- Estabelecer com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando- os a falarem sobre a parte que mais gostaram;
- Cantar a música A água ( Cristina Mel );
- Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água? Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
- Após a conversa, confeccionar um cartaz com gotinhas de água;
- Atividade de recorte e colagem: A água na natureza;
- Fazer a escrita de lugares onde podemos encontrar água;
- Pintura com tinta guache da Gotinha;
- Confecção do fantoche de vara: Gotinha;
ACESSAR:
MÚSICA A ÁGUA ( CRISTINA MEL )
2º DIA
- Cantar música sobre o tema;
- Conversar com os alunos sobre a utilidade da água;
- Fazer o registro no caderno;
- Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água: Precisamos de água para;
3º DIA
- · Conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
- · Experiência: A importância da água para os seres vivos
4º DIA
- Falar sobre a poluição dos rios;
- Assistir ao filme Pardo sim, sujo não;
- Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e qual a mensagem que ficou;
- Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio sujo;
- Confeccionar um cartaz com dobraduras de peixinhos para ilustrar um rio limpo e um rio poluído.
RECURSOS
· Cartolina;
· Sulfite;
· Pincel;
· Cola;
· Tesoura;
· Lápis de cor;
· Aparelho de som;
· Televisão;
· CDs e DVDs;
· Papel para dobradura;
· Tinta guache;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.
BIBLIOGRAFIA
Revista Educação Infantil
Em breve postarei as atividades desenvolvidas pelos alunos.
2 comentários on "SEQUÊNCIA DIDÁTICA :ÁGUA"
Muito interessante!
muito bom
Postar um comentário