.

domingo, 3 de julho de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA :ÁGUA

Postado por Patrícia às 19:38
SEQUÊNCIA DIDÁTICA- ÁGUA

Escola Estadual de Ensino Fundamental Disneylândia.
Professora: Patrícia  
Duração: 4 dias                                   Série: 1º ano/ Alfabetização
Disciplina: Ciências / Artes / Linguagem oral e escrita / Música e Movimento


Capacidades/ Habilidades/ Competências

  •  Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
  •  Saber sobre a necessidade de se economizar água
  • Compreender o ciclo da água;
  • Conhecer os estados da água;
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável;
  • Perceber a diferença entre água limpa e água poluída;


Conteúdos a serem trabalhados:

·         Linguagem oral e escrita

- História Tchibum no Mundo
- Produção coletiva de pequenos cartazes sobre o assunto;
- Atividades com o alfabeto móvel;

·         Artes

- Recorte e colagem;
- Pintura da gotinha;
- Confecção de fantoche de vareta ( gotinha );
- Desenho livre;
- Dobradura de peixinhos;

·         Ciências

- Vídeo do ciclo da água
- Observação do ciclo da água e pintura de desenho;
- Desperdício de água;
- Estados da água: líquido, sólido e gasoso: experiência;
- Água limpa e água poluída;

·         Música e movimento

- Música  Água ( Cristina Mel )


Procedimentos didáticos:

1º DIA                                                                                                                     
 
  •         Leitura feita pela professora do livro Tchibum no mundo;
  •          Estabelecer com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando- os a falarem sobre a parte que mais gostaram;
  •          Cantar a música A água ( Cristina Mel );
  •         Roda de conversa: na rodinha conversar com os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Fazer perguntas como: Onde podemos encontrar água? Para que utilizamos a água? Podemos viver sem água? O que devemos fazer para economizar? E outras;
  •          Após a conversa, confeccionar um cartaz com gotinhas de água;
  •         Atividade de recorte e colagem: A água na natureza;
  •          Fazer a escrita de lugares onde podemos encontrar água;
  •          Pintura com tinta guache da Gotinha;
  •         Confecção do fantoche de vara: Gotinha;

ACESSAR:

MÚSICA A ÁGUA ( CRISTINA MEL )


2º DIA                                                                                                                    

  •          Cantar música sobre o tema;
  •          Conversar  com os alunos sobre a utilidade da água;
  •          Fazer o registro no caderno;
  •          Confeccionar um cartaz sobre a utilidade da água: Precisamos de água para;

3º DIA                                                                                                                     

  • ·         Conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos e a importância de não desperdiçar, ensinando o modo correto de se lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, regar as plantas lavar louça;
  • ·         Experiência: A importância da água para os seres vivos

4º DIA                                                                                                                                                                                                                         
  •          Falar  sobre a poluição dos rios;
  •         Assistir ao filme Pardo sim, sujo não;
  •          Conversar sobre o que mais chamou atenção no filme e qual a mensagem que ficou;
  •          Fazer um desenho para ilustrar um rio limpo e um rio sujo;
  •          Confeccionar um cartaz com dobraduras de peixinhos para ilustrar um rio limpo e um rio poluído.

RECURSOS

·         Cartolina;
·         Sulfite;
·         Pincel;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Lápis de cor;
·         Aparelho de som;
·         Televisão;
·         CDs e DVDs;
·         Papel para dobradura;
·         Tinta guache;


AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, durante a realização de todas as atividades apresentadas, onde será observado a participação, o envolvimento, o desenvolvimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante todo o processo.


BIBLIOGRAFIA

Revista Educação Infantil

Em breve postarei as atividades desenvolvidas pelos alunos.

2 comentários on "SEQUÊNCIA DIDÁTICA :ÁGUA"

Rosi Nunes on 5 de março de 2017 às 14:26 disse...

Muito interessante!

Unknown on 8 de abril de 2017 às 06:18 disse...

muito bom

Postar um comentário

PROJETO CULINÁRIA JUNINA


MOMENTO DE ORAÇÃO

MOMENTO DE ORAÇÃO


 

Aprendizagem Divertida E.E.E.F DISNEYLÂNDIA Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal